quinta-feira, 29 de março de 2007
VIVENDO, CONHECENDO, APRENDENDO...
Estou um pouco atrasada em relação ao projecto que me propus fazer: pelo menos um Post novo por dia.
Mas os poucos, e bons, visitantes deste pequeno espaço vão me perdoar de certeza.
Alguns temas recentes vão ser abordados aqui ainda está semana. Prometo!
Mas neste momento senti vontade de falar de Israel Kamakawiwo'ole.
Um nome complicado de alguém que foi muito especial para a sua gente - os Havaianos.
Era músico, compositor e cantor.
Uma de suas canções, a mais famosa fora do Havai, é uma versão, com ritmo muito próprio, que mistura dois clássicos - as famosas Somewhere Over The Rainbow (Mágico de Oz) e What a Wonderfull World (Louis Armstrong).
A primeira vez que ouvi essa música fiquei imediatamente conquistada. Mas como foi em um anúncio publicitário, não consegui saber de quem era aquela voz tão cativante e ternurenta, como um canção de ninar.
Embora tenha feito alguns esforços, em vão, para descobrir, acabei por deixar somente na memória aquela melodia tão suave.
Até que um dia, nas minhas andanças pela Net, consegui finalmente encontrá-la. Mas sem o nome do cantor.
Já era bem bom poder escutá-la quando quisesse.
Mas hoje finalmente descobri o dono de tão cativante voz. Ao falar com uma querida amiga, que por sinal se encontra em convalecença no Brasil, depois de um azar daqueles, cheguei finalmente ao Bruddah Iz, ou somente Iz (assim chamado pela dificuldade de pronúncia de seu nome).
E claro, fui a caça de informações.
Iz nasceu em 1959, em Makua Beach, Havai. Foi o mais popular cantor havaiano de todos. Iniciou sua carreira musical como integrante do grupo Makaha Sons of Ni'ihau. Em 1993, gravou o grande sucesso "Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World", em seu segundo álbum solo: "Facing the Future". Mas Iz não tinha boa saúde, sofria de obesidade mórbida, chegou a pesar mais de 300 quilos. Em 1997, aos 38 anos, faleceu de complicações cardio-respiratórias oriundas de sua doença. A sua morte causou verdadeira comoção em sua terra, que decretou estado de luto oficial.
O sucesso no exterior começa quando Israel Kamakawiwo'ole e seu antológico medley são descobertos por Hollywood.
Vários filmes como Encontro Marcado, de 1998 com Brad Pitt e Anthony Hopkins e um episódio de E.R.,2002, em que o personagem Dr. Mark Greene, interpretado por Anthony Edwards, morre em uma praia no Havaí, utilizaram sua famosa canção como tema. No total, a gravação de "Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World" foi aproveitada por 17 filmes e 32 seriados de TV.
Abaixo podem ver o vídeo produzido por sua gravadora - Mountain Apple - com cenas de seu velório e também "da emocionante cerimônia na qual as cinzas de Israel foram lançadas ao mar, acompanhada por milhares de fãs que foram até Makua Beach a nado, botes ou barcos, a fim de poderem dar o último "aloha" ao seu ídolo".
Fontes: Wikipédia, Música do Mundo, Mountain Apple Company
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Muito obrigado pelo video. Minha filhota estava a me deixar maluco para saber da música do ecoponto.
J. Ribeiro
Enviar um comentário