"Meu Maio"
A todos
Que saíram às ruas
De corpo-máquina cansado,
A todos
Que imploram feriado
Às costas que a terra extenua –
Primeiro de Maio!
Meu mundo, em primaveras,
Derrete a neve com sol gaio.
Sou operário –
Este é o meu maio!
Sou camponês - Este é o meu mês.
Sou ferro –
Eis o maio que eu quero!
Sou terra –
O maio é minha era!
Vladimir Maiakovski
1º de Maio
Dia Mundial do Trabalhador
Foi no Congresso da Internacional Socialista de Paris, em 1888, que surge pela primeira vez a ideia de tornar o 1º de Maio como dia Internacional dos Trabalhadores. A data é em homenagem à greve geral ocorrida em 1º de maio de 1886, em Chicago, EUA.
Mas somente no Congresso da Segunda Internacional Socialista em Bruxelas, em Setembro de 1891, foi aprovada a resolução histórica de tornar o 1º de Maio como "um dia de festa dos trabalhadores de todos os países, durante o qual os trabalhadores devem manifestar os objectivos comuns de suas reivindicações, bem como sua solidariedade".
A História
No 1º de Maio de 1886, milhares de trabalhadores reuniram-se nas ruas da cidade de Chicago, para protestar contra as miseráveis e desumanas condições de trabalho a que eram submetidos. Pretendiam a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e melhorias dos salários. Manifestações, passeatas e discursos movimentaram a cidade de Chicago durante todo o dia. A resposta das autoridades foi rápida e violenta. Houve prisões, feridos e até mortos nos confrontos.
Ao fim de 4 dias de manifestações, os líderes do movimento, August Spies, Sam Fieldem, Oscar Neeb, Adolph Fischer, Michel Shwab, Louis Lingg e Georg Engel foram presos e levados a julgamento que começou no dia 21 de Junho e desenrolou-se rapidamente.
Provas e testemunhas forjadas provocaram a sentença de morte por enforcamento, lida dia 9 de Outubro, para 5 dos líderes presos: Parsons, Engel, Fischer, Spies e Lingg. Para Fieldem e Schwab, a prisão perpétua e para Neeb quinze anos de prisão.
As palavras de Spies:
"Se com o nosso enforcamento vocês pensam em destruir o movimento operário - este movimento de milhões de seres humilhados, que sofrem na pobreza e na miséria, esperam a redenção – se esta é sua opinião, enforquem-nos. Aqui terão apagado uma faísca, mas lá e acolá, atrás e na frente de vocês, em todas as partes, as chamas crescerão. É um fogo subterrâneo e vocês não poderão apagá-lo!"
As palavras de Parsons:
"Arrebenta a tua necessidade e o teu medo de ser escravo, o pão é a liberdade, a liberdade é o pão. A propriedade das máquinas como privilégio de uns poucos é o que combatemos, o monopólio das mesmas, eis aquilo contra o que lutamos. Nós desejamos que todas as forças da natureza, que todas as forças sociais, que essa força gigantesca, produto do trabalho e da inteligência das gerações passadas, sejam postas à disposição do homem, submetidas ao homem para sempre. Este e não outro é o objetivo do socialismo".
No dia 11 de novembro, Spies, Engel, Fischer e Parsons foram levados para o pátio da prisão e executados. Lingg não estava entre eles, pois cometeu suicidio.
Seis anos depois, o governo de Illinois, pressionado pelas ondas de protesto contra a iniquidade do processo e a conclusão de que a bomba que explodira no meio de uma multidão, matando dezenas de pessoas e levado a detenção dos líderes do tinha sido colocada pela própria polícia, anulou a sentença e libertou os três sobreviventes.
O Dia do Trabalho no Brasil
No Brasil, a primeira celebração do 1º de Maio de que se tem registro ocorreu em Santos, em 1895, através do Centro Socialista, entidade fundada em 1889.
Mas o Dia dos Trabalhadores só é instituído em 1925, através de um decreto baixado pelo então presidente Artur Bernardes, que transforma o 1º de Maio em feriado nacional.
Getúlio Vargas, que implantou no Brasil o Estado Novo e governou como ditador por 15 anos e como presidente eleito por quatro, transformou o 1º de Maio em Dia do Trabalho e não dos Trabalhadores. Mas foi também ele que implementou o salário mínimo e seu reajuste anual, a redução de jornada de trabalho para oito horas, a criação do Ministério do Trabalho, a regulamentação do trabalho da mulher e do menor e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), garantindo assim o direito a férias e aposentadoria.
Portugal
A Segunda Internacional Socialista repercutiu em Portugal, sendo que as principais reivindicações do movimento também ecoaram em terras Lusas. Em 1900, o 1º de Maio juntou em Lisboa mais de 40 mil pessoas, entre trabalhadores operários e simpatizantes dos movimentos classicista da altura.
Festejado Durante a I República, o Dia do Trabalhador foi suprimido quando da implantação do Estado Novo. O regime organizava e controlava o que passou a ser chamado de Dia do Trabalho, e não do Trabalhador. O controlo dos sindicatos pelo governo foi um balde de água fria nos movimentos operários que perderam a sua força e só a retomariam novamente na década de 40.
Apenas cinco dias após o 25 de Abril, uma gigantesca concentração de pessoas, mais de meio milhão somente em Lisboa, transformou-se na maior manifestação do 1º de Maio já vista no país. Foi uma verdadeira demonstração de júbilo e adesão a restituição da democracia.ao povo português.
______________________________________________________
Reflexão (Retirado do Site Terra/Almanaque)
"Estes brutos (os operários) só compreendem a força, uma força que possam recordar durante várias gerações..."New York Tribune, 1886, sobre a repressão da greve na preça Haymarket, em Chicago, nos Estados Unidos
"A prisão e os trabalhos forçados são a única solução adequada para a questão social"Chicago Times, 1886, idem acima
"Se é necessário subir também ao cadafalso pelos direitos dos trabalhadores, pela causa da liberdade e para melhorar a sorte dos oprimidos, aqui estou" Albert Parsons, tipógrafo, 39 anos, operário que participou da manifestação de Chicago em 1886, ao apresentar-se voluntariamente à polícia. Foi preso e enforcado.
"Virá o dia em que o nosso silêncio será mais poderoso que as vozes que nos estrangulais hoje" Agust Spies, tipógrafo de 32 anos, antes de ser enforcado pela participação na manifestação de 1º de maio de 1886
"Creio bastante na sorte. E tenho constatado que, quanto mais eu trabalho, mais sorte tenho" Thomas Jefferson
"O trabalho é o refúgio dos que não tem nada para fazer" Oscar Wilde
"Trabalhando arduamente 8 horas por dia você poderá se tornar um chefe e trabalhar 12 horas por dia" Robert Frost
"Toda profissão é grande quando exercida com grandeza" J.Jofrey
"A pessoa devotada à burocracia perdeu a iniciativa. Está lidando com observações que lhe foram informadas, e parou de observar por conta própria. Foi essencialmente derrotada em seu trabalho" Prof. C. Northcote Parkinson
"Não existe dignidade no trabalho quando nosso trabalho não é aceito livremente" Albert Camus
"O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio" Voltaire
"O trabalho mais produtivo é aquele que sai das mãos de uma pessoa alegre" Victor Pauchet
"O trabalho persistente vence tudo" Virgílio
"O trabalho só espanta as almas fracas" Luiz XIV
"Para ser bem sucedido no trabalho, a primeira coisa a fazer é apaixonar-se por ele" Mary Lauretta
"Todas as pessoas têm disposição para trabalhar criativamente. O que acontece é que a maioria jamais se dá conta disso" Truman Capote
"Nosso trabalho mais importante está em casa" Harold Lee