Quem foi que disse que para ter sucesso é necessário ter educação, cultura, conhecimento e bom português?
Se alguém disse está completamente enganado.
Ah! Duvida?
Então fique sabendo que o administrador, director, ou seja lá que título ele se auto aplicou, da maior Empresa de Cartões de Identificação do mundo, isso mesmo do MUNDO, a Number Five ou nFive, que é sua logo marca, situada ali na Ericeira, perto de Lisboa, parece não precisar de nada disso para chegar ao topo.
Em uma reportagem da SIC Notícias do dia 18 de Março último, sobre esse sucesso empresarial que deveria orgulhar os portugueses, ao ser entrevistado pela repórter do canal, proferiu a seguinte pérola, e passo a citar: “Ainda tem bué de people nesse mundo…”.
E como se isso já não bastasse para clarificar o seu nível cultural, finalizou com essa jóia do conhecimento géo-político que novamente passo a citar: “…mas não tô a falar de Angola, Espanha e Brasil, tô a falar de país civilizado…”.
Se isso não demonstra de forma inequívoca de que educação, cultura, conhecimento e bom português já não é condição sine qua non para o sucesso internacional, então não sei do que mais é preciso.
O dito Sr. também deve considerar que a única língua civilizada é o inglês, tanto que a página na Internet da empresa está toda nesse idioma e sem opções para outras línguas.
Sinceramente não sei como empresas do porte da Siemens, Nokia, General Motors, Fiat, Ford, Microsoft, Apple, Symantec, e tantas que não cabem aqui citar, conseguiram o sucesso com uma opção de tradução de suas páginas para o português e o espanhol entre outras.
E finalizando o assunto, é lamentável que um canal de televisão, ao editar uma matéria, não se preocupe com o lado educativo da informação e dê tanta ênfase a esse verdadeiro atropelo, e por que não dizer, atentado cultural e até difamatório, quando chama espanhóis, angolanos e brasileiros de não civilizados.
Nina Machado
19-03-2006
1 comentário:
Pois…, e já que falas não sei se conhecem o nosso primeiro “astronauta” o senhor que vai participar na viagem ao espaço, ele também lançou para o ar umas pérolas mas a que ficou foi a seguinte. Ao responder a pergunta da jornalista, sobre o que ele faria depois da grande viagem ao espaço que … só são 200 000€ (se não estou em erro), o homem lá respondeu: “ não sei … talvez vou um elicoptro”.
Enviar um comentário